Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » A Benção de Deus quebrou o cativeiro

Fonte Quadrangular Central - 15/04/2016 - 14h50min
A Benção de Deus quebrou o cativeiro

 A Benção de Deus quebrou o cativeiro

(Ler Gênesis 14:12-24)

 

A primeira coisa que chama atenção aqui na palavra é que Abraão é conhecido como o pai da prosperidade, por onde ele passava tinha riquezas, fortunas, tudo que ele fazia rendia, brotava, e o segredo de Abraão era a sua fidelidade com Deus, tanto que quando alguém ofereceu riqueza para ele, ele disse: “não”. Mas ele de tudo que ganhava devolvia o dizimo, o segredo da prosperidade constante de Abraão era a sua fidelidade, e Abraão era tão certo que Deus estava com ele que não quis nada do rei de Sodoma.

A bíblia fala que Ló era sobrinho de Abraão e eles saiam da Mesopotâmia em direção ao Egito, por causa da generosidade de Abraão, Ló também se tornou um homem próspero, mas aconteceu que quando eles viajavam os pastores do gado de Ló brigaram com os pastores de gado de Abraão e houve um desconforto entre a família de Abraão e Ló, e Ló na precipitação toma uma decisão, a mais errada da vida dele, ele diz assim: Eu não vou mais continuar com você tio. Por motivos de  briga e discussão ele resolve se isolar, Abraão mesmo sendo um homem de Deus e sabendo que sobrinho tinha tomado uma decisão equivocada, ele não interfere, e a bíblia sagrada diz que que Ló tomou uma decisão pelas motivações erradas. Irmãos! Eu posso tomar uma decisão que podem ser essencial  para a sobrevivência da minha família, para a vitória da minha casa, mas eu tenho que tomar decisões por motivações certas, sendo sempre guiado pelo Espirito Santo, Ló não fez nenhuma oração antes de tomar a decisão, ele saiu de perto da benção, saiu de perto de um homem que tinha ajudado ele a acumular riquezas, por causa de briga e confusão. E tudo que Satanás quer, que o filho entre em contenda com os pais e fuja, e  ache que é melhor na rua do que dentro de casa, a palavra de Deus diz que a primeira motivação de Ló para não querer andar mais com o tio Abrão foi:

1º A lógica humana:  ele levanta os olhos e diz; porque eu estou andando com o meu tio? lá tem uma terra muito bonita, eu vou para essa terra. Ele não orou, não pediu orientação, as vezes nós vamos pela aparência das coisas, não analisamos, não oramos primeiro, não pedimos orientação de Deus, Ló não fez nenhuma oração, foi pela lógica humana, lá está mais bonito do que aqui.

2º Conveniência: “Então Ló escolheu para si a campina do Jordão e partiu para o oriente e separaram-se um do outro. ” Alguém diz assim: Ah! Se eu pudesse morar em outro país eu seria mais feliz. A palavra do Senhor diz assim; que o nosso problema não é geográfico e sim espiritual, porque se eu sou abençoado onde eu colocar os meus pés, até o deserto vai florescer, eu só tenho que estar em comunhão. Ló se enganou, olhou uma terra bonita e achou conveniente, bom e não analisou e nem orou, não haja pela carne, não olhe, se apaixone e já embarque no primeiro olhar, isso vale para as nossas decisões financeiras, emocionais, vale para tudo na nossa vida.

3º Ló decidiu por motivação carnal: Enganou o seu coração mais do que todas as coisas, cuidado com as decisões tomadas no calor das emoções, ninguém consegue tomar decisão de cabeça quente, ou porque brigou, ou porque se feriu, espera o tempo de Deus, o deixa mostrar o melhor caminho. A Bíblia sagrada diz que Ló quebrou aliança com Abrão, foi desleal e entrou em uma armadilha, cinco reis se enfrentaram com quatro reis, 5 contra 4 grandes exércitos e os inimigos se aliaram a batalha, e Ló tinha instalado a sua casa no meio desta batalha e foi levado no cativeiro, como um bicho, ele que antes era um homem de poder econômico, abençoado, andando com Abraão, mas quando ele tomou decisões por razões humanas, ele caiu no cativeiro, e a bíblia diz que ele a  esposa, filhas, empregados, rebanhos, tudo foi levado preso e cativo por causa de decisão impensada, porque fez as coisas que achava certo, sem a orientação do Senhor, e a bíblia diz que alguém conseguiu escapar e chega desesperado para Abraão dizendo que Ló e todo o povo foi levado cativo, estavam presos como escravos. E Abraão mesmo sabendo da decisão de Ló e que aquilo era uma consequência da sua decisão impensada, Abraão levanta e diz assim: Quero 318 homens valentes comigo porque eu vou libertar a minha família, e lá foi ele, e a bíblia fala que Abraão não teve medo daqueles reis que suprimiram os demais, ele foi como Davi, em nome do Senhor, ele chega vence os inimigos e liberta Ló e sua família, liberta todo povo cativo, porque um homem de Deus que tem aliança verdadeira, que é leal ao seu chamado, um homem de Deus que é fiel no altar de Deus, ele enfrenta o inimigo, vence a batalha e tira do cativeiro toda a sua casa. E a bíblia sagrada termina dizendo que Abraão foi honrado e Ló foi liberto e a benção de Deus quebrou o cativeiro, não desista da sua caminhada, da sua fé, não pense que sua fidelidade e lealdade foi por nada Deus quem te guiou dizendo: Aqui eu te farei mais que vencedor! (Ler Salmo 126)

Este salmo é um consolo de Deus, quando nós nos levantamos como um Abraão de Deus na nossa casa, Abraão era  leal, fiel em aliança, praga nenhuma chegara na nossa casa; o Senhor nos justifica e o milagre nos alcança, e haverá restituição de alegria, paz e união dentro da nossa casa.

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes