Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Orai sem cessar!

Fonte Quadrangular Central - 07/05/2017 - 09h28min
Orai sem cessar!

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Joel 2:28,29

 

Joel diz assim que o Senhor derramará o seu espirito sobre toda carne. Efetivamente o Espirito Santo de Deus foi anunciado por Jesus quando Ele ascendeu e declarou: Eu vou para o Pai e deixo para vocês meu Espirito Santo que ensinará todas as coisas. Mas se nós pegarmos a palavra do Senhor desde o antigo testamento vemos a ação do Espirito Santo o poder do Espirito Santo, porque ainda que a Santíssima Trindade seja Pai, Filho Espirito Santo eles são três, mas ao mesmo tempo são um só, se fundem e se tornam um só.
   Então quando nós vemos aqueles profetas do antigo testamento sendo arrebatados, recebendo visões, recebendo unção já é o poder de Deus.
   Genesis começa dizendo e o Espirito de Deus pairava sobre as águas, então a ação do Espirito de Deus desde que o mundo foi criado e é constante entre homens e mulheres. Mas quando o Senhor Jesus ascendeu Ele deixou uma liberação maior do Espirito Santo, e quando Jesus foi no Getsêmani  Ele estava terminando o seu ministério.
Começando o sofrimento, começando sua dor. Estava terminando um ciclo de ministério sobre a Terra, Jesus sabia tudo o que Ele iria passar, Jesus tinha a divindade de Deus sobre a sua vida, o Espirito de Deus estava sobre Ele, quando Ele desceu ao Jordão ali o Espirito Santo o encheu com sua glória. Ele é filho de Deus.
   A Bíblia Sagrada diz que no Getsêmani o Senhor Jesus passou dor, angustia, medo e agonia, sentimentos terríveis, sentimentos carnais, Jesus sentiu naquele momento um turbilhão de emoções, naquele momento Jesus orou ao Pai: se possível afasta de mim este cálice, mas que não seja feita a minha, mas a sua vontade.
   Alguém diz Missionária, mas Jesus queria desistir? Não,  Naquela hora Ele estava mostrando como homem, ser humano  um homem comum, carnal, sentindo tristeza, agonia, medo do que viria, poderia naquele momento decidir recuar ou avançar.
   Todos os dias nós temos que tomar essa decisão perante as lutas, batalhas, nós sentimos medo, tristeza, angustia, todo dia nós temos o nosso Getsêmani ou a gente prossegue ou a gente retrocede.
   Jesus quando declarou Pai por favor se puder afaste esse cálice, Ele estava mostrando para mim e para você a sua parte homem, a sua parte carne, sua parte natural, dizendo eu estou aqui para sofrer, eu estou aqui para levar suas dores, estou sentindo o peso da responsabilidade, estou sentindo medo como você sente, estou sentindo dor como você sente, estou sentindo angustia como você sente, mas o Senhor Jesus toma uma posição.
   Eu acredito que tudo que o Senhor Jesus fez nessa terra além de liberar unção sobre os homens, além de pregar e estabelecer o Reino de Deus tudo o que Jesus fez nessa terra, foram passos, pegadas. É como se tivesse deixado marcas para nós seguirmos. Cada atitude de Jesus é ensinamento para nós. Cada atitude, cada palavra, cada passo que Ele deu é para nos mostrar como vencer.  Ele venceu!

Jesus sabendo tudo que ia passar, a decisão dEle foi dizer Seja feita a tua vontade porque a  vontade de Deus é soberana. A vontade de Deus tem um final feliz sempre, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Porque quando me condiciono a andar com Deus tenho que fazer a vontade dEle.
   Quem sabe alguém passou por isso hoje, quem sabe alguém está hoje no Getsêmani sofrendo, numa guerra interior com medo, cheio de deformidades na sua alma, mas olha o que Jesus fez , Ele disse vou orar, olha o segredo de quem quer vencer, o segredo de quem quer avançar e não recuar perante as lutas da vida e os desafios que se apresentam.

Jesus já tinha falado isso antes Orai sem Cessar.
   E as vezes nós deixamos para orar quando entramos no templo, as vezes oramos só quando vamos dormir, mas o Senhor ensinou uma vida de oração continua.
Talvez você diga: eu tenho trabalho, tenho faculdade, eu tenho afazeres, ocupações como vou orar continuamente? Em espirito você pode estar sempre em oração, de coração você pode estar em aliança, em contato com Deus.
   Orar sem cessar. O combustível do Cristão é a oração!
   E a palavra de Deus diz que Jesus foi orar e quando volta ver o que os seus discípulos estão fazendo ao invés de orar como Ele pediu, eles estavam dormindo.
    É isso que o inimigo quer nos dar, um sono profundo achando que a nossa carne é mais forte que o nosso espirito. O inimigo quer que você creia que as deformidades da sua carne, as suas fraquezas e debilidades são mais fortes que o poder do Espirito de Deus.
   Jesus chamou a atenção daqueles homens, Jesus disse: Eu pedi para vocês orarem e vocês não puderam ficar uma hora em vigília de oração. Como é que vocês vão vencer as batalhas? como é que vocês vão vencer as tentações? como vão vencer a sua carne, como vão vencer suas deformidades, seus traumas, medo, angustias se vocês não conseguem orar. E Jesus disse basta! Agora é a hora, e ali no Getsêmani Jesus foi preso e levado ao cativeiro.
   Qual é a nossa opção quando sabemos que as lutas estão vindo? qual a nossa opção quando as batalhas estão chegando? é recuar, se encolher, chorar, colocar nossas impossibilidades como uma coisa que não podemos vencer, ou nós somos como o Senhor Jesus,  vamos orar, vencer e enfrentar. Se tem que passar por essa luta, Deus dará uma vitória ainda maior. A decisão é nossa!
   Interessante que Jesus estava no Getsêmani no jardim das oliveiras (que significa prensa de azeite) quando o fruto da videira Getsêmani está sendo prensado dele sai o azeite que é usado para alimentos, para confecção de remédios, o azeite que saia naquela época era usado para lamparinas naquele tempo.
   Então quanto mais pressão, mais lutas, mais batalhas a gente passar,  nós vamos fluir mais,  Deus vai nos transformando e até na luta se forja um grande guerreiro.
   A tua luta não é para tua derrota, os desafios que se apresentam a você não é para te paralisar, as lutas e desafios é para mostrar a fé que você tem, o guerreiro que você é, a força de Deus que está em você. Jesus nos disse um segredo, Ele disse assim: o espirito está pronto mas a carne não. E quando a carne é fraca o espirito se abate. Jesus estava dizendo assim: a benção está preparada, o Espirito de Deus quer te dar a vitória mas se você não dominar sua carne, se você não for mais forte espiritualmente do que carnalmente sua vitória será anulada, seu milagre não chegara. Era isso que Jesus estava dizendo para Pedro, Tiago, João no Getsêmani; vocês vão enfrentar lutas, vocês também sentiram medo e angustia, mas se vocês continuarem dormindo espiritualmente a sua carne vai levar vocês a derrota, sofrimento, desonra, mas se vocês estiverem orando seu espirito será mais forte e a vitória será certa.
   Alguém pode dizer:  Missionária como a gente vai vencer nossa carne, eu sou pavio curto, eu sou uma pessoa frágil emocionalmente, eu sou bipolar, eu tenho depressão, assim nós deixamos a nossa carne sobressair o nosso espirito.

 Todas as vezes que Jesus, nosso Deus se deparou com alguém deformado na sua alma o Senhor mandou essa pessoa se levantar, reagir, vencer, orar, proclamar ao céu, pedir uma benção para que sua história fosse mudada.
   Mas tenho dito no altar tem muitos cristãos que dizem eu nasci assim, eu sou assim, vou ser sempre assim, eu não consigo ser melhor do que eu sou, eu não consigo ser firme com Deus, eu não consigo manter uma vida de oração, eu não sou disciplinado eu não consigo. Ao invés de fazer o que Jesus quer, que é orar, se firmar, enfrentar as batalhas, ele diz que sua deformação, que as suas limitações, seus medos e seu gênio difícil atrapalha.
   Eu estava lendo um livro chamado Temperamentos Transformados do Pastor Tim Lahaye, ele estava falando que a psicologia declara que as pessoas são distinguidas por quatro temperamentos.
   Queria falar sobre esses quatro temperamentos e ver se alguém se identifica, a Bíblia sagrada tem N exemplos de pessoas com esses temperamentos, deformidades da alma e que Deus mesmo vendo as suas debilidades, suas fraquezas Ele acreditou nelas e mudou suas histórias. Sabe por que? Porque Deus agiu com o poder dEle e a carne foi dominada e o fraco se tornou vencedor.
Não sou psicóloga, eu anotei isso para dizer a vocês o que a palavra de Deus quer dizer.
    Os temperamentos são:

1 – Sanguíneo

 Ele é caloroso, amoroso, simpático, sabe conversar, otimista, desinibido, compassivo, uma pessoa que ajuda, incentiva, geralmente são líderes. As  fraquezas dos sanguíneos são que eles não tem força de vontade as vezes, eles tem instabilidade emocional gritante, comportamento explosivo, inquieto, muitas vezes egoísta, tem dificuldades de completar projetos.
   A Bíblia fala sobre um personagem sanguíneo que andava ao lado de Jesus que era Pedro; poderia descrever vários momentos de Pedro mas vou citar apenas um. Ele era o mais falastrão entre os discípulos, ele enfiava os pés pelas mãos quando falava, ele era instável, explosivo, inquieto e a pessoa que é assim ela não raciocina muito para falar. Ele pisa na bola várias vezes. Jesus tinha que chamar a atenção sempre dele.

Certa vez Jesus perguntou Pedro tu me amas? Claro Senhor, eu te amo é logico; ele não pensava na profundidade daquele sentimento porque ele era instável emocionalmente. Quando Jesus foi preso no Getsêmani foi Pedro que cortou a orelho do soldado num comportamento de explosão, ira  como se aquilo fosse resolver os assuntos de Jesus.
   Jesus chamou atenção dele pensa primeiro antes de fazer, Jesus vai lá e cura a orelha do soldado. Mas ainda Jesus disse Pedro você vai me negar três vezes, ele responde: Capaz Senhor eu estou contigo e não abro. A Bíblia diz que quando Jesus foi preso as pessoas olhavam para Pedro e diziam você não é um dos discípulos que andavam com Jesus? Quem? Jesus nem conheço, não sei quem é!

 Antes falou para Jesus que o amava e agora estava negando por medo. A instabilidade emocional, o medo, o pavor, por estar pensando que poderia morrer como Jesus estava morrendo, sofrer como Jesus estava sofrendo.
   Mas olha que lindo o amor de Deus por nós. Depois daquilo Pedro começa a ficar conturbado de espirito, ele chora se arrepende de ter magoado Jesus, ele vê suas fraquezas e isso já era a glória de Deus confrontando com Pedro. Deus poderia dizer eu não quero mais você Pedro, ele nos traiu, ele negou meu filho, ele é problemático, mas Deus não desistiu de Pedro, Ele começa a trabalhar na mente, no coração de Pedro e ele se arrepende pede perdão. E depois nós vemos Pedro preso por amor a Jesus perante o sinédrio e o sumo sacerdote acusando Pedro e depois de toda acusação publica ele olha para o sumo sacerdote numa mansidão, numa tranquilidade, numa paz de alma.
O cara que era explosivo, problemático agora estava sendo preso por amor a Jesus, servindo ao propósito do reino e não estava mais desiquilibrado, descompensado. Ele olhou para o sinédrio e para o sumo sacerdote e disse  “Me importa agradar a Deus do que aos homens”.
     Para Deus não tem causa perdida!
Jesus falou para Pedro sobre essa pedra Eu edificarei minha igreja.
  O cara que era traidor, descompensado emocionalmente agora está cheio do espirito de Deus, agora foi transformado em um abençoador.
Deus trabalha nos nossos temperamentos. Por isso Deus diz, Vigia e Ora.

 Ah eu não consigo orar, sou fraco, não consigo me firmar na igreja, não consigo ser fiel, não consigo resistir a esse vício. Mentira do diabo, Deus pega o seu problema e transforma em milagre.
   

2- Colérico

Ele é parecido com o sanguíneo mas um pouco menos extrovertido, seu pensamento é prático, tudo na sua vida tem utilidade, ele é obstinado, otimista, tem muitas ideias e objetivos, os quais geralmente são realizados com sucesso. Suas fraquezas são a autossuficiência, não precisam de ninguém, são orgulhosos, impetuosos, tem um gênio difícil, tendência a aspereza e até mesmo a crueldade.
   A Bíblia tem como exemplo desse tipo de temperamento o Apostolo Paulo. Antes de ser Apostolo Paulo ele era Saulo.

Saulo era perseguidor da igreja, ele respirava ameaças contra o povo cristão, ele ficava olhado enquanto Estevão que agia pelo Espirito Santo foi apedrejado até a morte. No caminho a Damasco quando estava indo para perseguir os cristãos ele encontra com Jesus e Jesus disse o meu espirito vai transformar sua vida, você vai ser uma benção. Ele fica cego por três dias e o espirito de Deus visita Ananias e diz assim lá em Damasco você vai encontrar um homem cego chamado Saulo coloque as suas mãos sobre ele e diga que Deus está restaurando sua visão. Lá foi aquele homem de Deus ordenado pelo espirito de Deus e coloca sua mão sobre Saulo, ora por ele, e o colérico se transforma num ajudador do reino, um pregador do evangelho, e ele restaura sua visão. Agora ele não é mais o ogro, ele não é mais o cruel, o grosseiro agora ele é um homem declarando Jesus como o Senhor. A carne sendo vencida pelo espirito.


   3-: Melancólico

Ele possui uma personalidade mais completa; ele tem uma mente privilegiada, tem uma gama de emoções, mas um temperamento difícil de ser trabalhado, eles gostam de solidão, tem uma tristeza de alma, um isolamento, muitos melancólicos desperdiçam seus talentos em angustia profunda. O melancólico é talentoso, perfeccionista, sensível, apreciador de artes, amigo leal, abnegado.
   Principal ponto fraco é a tendência de se deixar levar por pensamentos negativos, assim como suas qualidades são excepcionais suas fraquezas são complexas e muitas vezes neutralizam as suas qualidades. O melancólico tende a ser genioso, pessimista e egocêntrico.
   A Bíblia diz um homem que tem esse perfil de temperamento, o nome dele é Moises. Moises era um homem melancólico, ele fugiu do Egito perturbado e vai para o deserto lá ele começa apascentar as cabras do seu sogro Jetro; apascentar cabras é pegar o rebanho o dia inteiro sozinho para levar para pastar, caminhar, procurar água. Então aquela decisão de só andar no meio das cabras no deserto era uma atitude melancólica, ele preferiu estar sozinho, ficava em tristeza profunda, não queria contar seus problemas para ninguém, ele se fechava como uma ostra, queria curtir sua solidão.
   Nós temos que ter nosso espaço, nosso tempo, mas quando passa para melancolia, solidão isso não faz bem para alma nem para o espirito.
   E a palavra de Deus diz que Deus olha para aquele homem melancólico, deprimido, angustiado e fala com ele. Porque Deus quer fazer com que nossa carne tenha domínio o do Espirito Santo. Ele fala com Moises: Eu tenho uma missão para você, você vai sair desse deserto, vai falar em meu nome, vai libertar mais de três milhões de pessoas das mãos do Faraó, você vai ser um legislador, vou te dar autoridade e poder.

E o melancólico olha para Deus e diz não vai dar certo, Deus falando com ele e ele cheio de pensamentos negativos, Moises diz: Senhor eu sou pesado de língua, não sei falar direito, não tenho exército comigo, sou fraco. O melancólico sempre olha pela ótica negativa. Ele não tem otimismo, vontade de vencer.
   Mas Deus olhou para aquele melancólico e disse “vou tratar você Moises”, quando você abrir sua boca quem vai falar sou Eu, Eu irei colocar ajudadores ao seu lado, pega esse cajado e quando você falar em meu nome, milagres iram acontecer e se alguém perguntar quem te enviou você vai dizer: O grande Eu Sou me enviou, e está comigo.
A Bíblia diz assim “ e a tristeza Ele converte em alegria
   Nunca Moises teve tanto poder, honra e vigor, porque ele se rendeu ao Senhor, eu vou fazer tudo aquilo que o Senhor quer. E ele se tornou o maior legislador do seu tempo, conduziu mais de três milhões de pessoas para liberdade, venceu a maior força daquele tempo que era o Faraó, mostrou o poder de sinais de Deus. O melancólico, todo negativo, isolado, solitário agora era um homem que andava com Deus.
   Para Deus não tem causa perdida!
  

4- Fleumático

 São pessoas de fácil convivência, natureza calma e sossegada, são bem quistos por todos, acessível, agradável, conservador, digno de confiança, espirituoso, sempre vê o lado prático das coisas, arranja um jeito para resolver tudo, um tanto introvertido mas quase imperceptível.
   A maior fraqueza do fleumático é a falta de motivação, por isso ele acaba sendo displicente, pão duro, indeciso, medroso, fica sempre na sua zona de conforto. Ele precisa ler Romanos 12 onde o Apostolo Paulo diz “não se conforme com as coisas como elas são, transforme sua mente só assim você vai crescer, avançar, experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.
   Abraão era assim, o patriarca Abraão. Deus teve que falar com ele duas vezes para ele sair da sua zona de conforto, para que ele tivesse motivação para buscar coisas maiores. Deus disse “sai da tua casa, da tua parentela e vem andar comigo, para de andar sobre influência dos outros, saia dessa zona de conforto”, se o que você tem já está bom o que Eu tenho para você é extraordinário, Eu prosperarei suas mãos, te farei um grande líder.
   Ah Senhor mas vou cansar, Senhor eu tenho que caminhar muito? Vem Abraão eu quero te dar algo maior. Estude, trabalhe, se motive, ande na minha presença, levanta de madrugada para orar, faça mais jejum, seja uma pessoa perspicaz, tenha mais sonhos, tenha mais planos, arranca a preguiça, o medo do desconhecido, não te assuste, Eu vou contigo, Eu sou teu Senhor, Eu te sustento, te guardo, te cuido a minha força é sua.
   Jesus disse o Espirito está pronto mas a sua carne está fraca, e Deus pega a carne fraca trabalha, restaura, molda e enche com sua glória.
   Pedro foi transformado, Saulo se tornou Paulo, Moises um grande líder, Abraão Pai de multidões porque eles decidiram seguir o plano de Deus, seguir a vontade de Deus de se deixar transformar e Deus fez algo extraordinário. Hoje esses homens marcaram história, amanhã você vai fazer história com a graça de Deus.
   Quando você aceita o poder de Deus, o espirito de Deus na sua vida você se torna um ícone do seu tempo, você marca história, você vai transforma os seus dias.
   O Senhor diz não temas ó pequenino da Terra Eu te sustento. Deus vai te dar autoridade, o Espirito Santo vai te dar poder, Deus vai abrir caminhos para você.
   Para Deus tudo tem jeito!!

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes