Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Edificação

Fonte Quadrangular Central - 10/05/2017 - 16h03min
Edificação

Neemias 1:4 e11

1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,

2 Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.

3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

Neemias era escravo, era copeiro do rei (para você entender o que é copeiro é a pessoa que serve o rei diretamente, então os reis muito preocupados naquele tempo por morrer por envenenamento precocemente,  eles traziam escravos do lado deles, escravo não tinha valor, era uma vida descartável) e Neemias ficava ali como copeiro tudo o que o rei ia beber ele tinha que experimentar primeiro se não tivesse envenenado o rei bebia, tudo o que o rei ia comer Neemias tinha que comer primeiro se ele não morresse o rei comia, então era uma vida de escravidão e morte, a morte era eminente a qualquer momento ele poderia morrer, ele estava escravo não tinha escolha. De repente quando ele estava servindo o rei chega noticia dizendo assim: Neemias a tua cidade, a tua terra, o teu povo a quem ficou cativeiro em Jerusalém está miserável, está debaixo de angustia e vergonha, os muros de Jerusalém foram derrubados, a cidade está totalmente sem segurança, está sendo saqueada. Porque os muros eram a proteção cidade e se não houvesse muro os saqueadores podiam entrar e levar o que quisessem, a cidade estava um caos, as portas de Jerusalém estão queimadas. A visão que nós temos dessa notícia é uma destruição total, Neemias poderia dizer “eu sou escravo mas tenho teto sobre minha cabeça, eu sou escravo, mas ainda como resto da comida do rei deixa eles lá cada um cuida de si”.
   As vezes as situações nos acomodam e a gente diz assim “ tá ruim mas tá bom”, as pessoas se acomodam achando que aquela vida de doença, enfermidade, de médicos e exames é normal, todo mundo passa por isso mas o meu Jesus quando pisou nessa Terra Ele disse eu não vim para você sofrer  “Eu vim para que você tenha vida e vida com abundância”. Então se é um período de batalha ele tem que acabar, se é um período de dor ele tem que encerrar, porque se eu creio num Cristo vivo que morreu e ressuscitou Ele me dará vida e eu terei vitória contra o mal.
   Então quando Neemias recebeu essa notícia a primeira reação dele foi,  Eu me assentei e chorei e lamentei por alguns dias, ele perdeu as forças. Irmão você ficar abalado, nervoso triste quando chega uma notícia ruim isso é normal é a reação do ser humano, mas quando isso prolonga e essa dor esse lamento vira depressão vira fraqueza isso já passou do normal. Quando Neemias começou a chorar e lamentar, ele ficou abalado, ele ficou triste viu seu povo escravo, ele soube da sua cidade sendo saqueada tudo destruído ele começou a chorar; mas olha que interessante ele disse me assentei, chorei lamentei por alguns dias e então me levantei comecei a jejuar e orar.
   É normal sentir dor, a gente chora, a gente é carne, a gente sente tristeza, a gente sente angustia o fora do normal é prolongar isso, eu posso chorar aqui, posso me angustiar agora, mas amanhã estou me levantando jejuando e orando. O Espirito Santo de Deus diz assim: ora e jejua porque a luta vai virar vitória. E Neemias naquela situação sendo escravo sem saber o que fazer ele disse chega eu não vou ficar me lamentando mais eu vou reagir. Quem sabe alguém estava comentando em casa, estava achando que as coisas iriam continuar assim, mas hoje você levantou e disse assim: chega eu vou reagir, onde nós vamos? Vamos para igreja. Onde nós vamos? Buscar o Deus de milagre. Onde nós vamos?  Eu quero decretar para você, se você veio com fé hoje acaba aqui lamento e dor e começa uma nova história.


   Neemias fez a seguinte oração: Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
Oração não é jargão não, quando a Missionaria diz vai orar não é um despiste, quem ora tem vitória, a oração move os braços de Deus. ( Eu acho muito lindo as rezas decoradas, mas quem escreveu estava falando do seu próprio sentimento, da sua própria necessidade) a oração é diferente, é o meu sentimento, é a minha necessidade e ainda que eu não saiba orar, oração nada mais é que uma conversa simples, humilde sincera na presença de Deus.
Neemias disse Senhor escute o que eu vou orar esteja atento os teus ouvido na oração do teu servo, Senhor eu te respeito, eu tenho temor de ti eu sei o quanto o Senhor é grande, eu sei o quanto o Senhor é poderoso mas escute meu Deus, olha para mim faça prosperar hoje o teu servo.

 Quando a Bíblia fala em prosperidade ela não está falando do vil metal ela está falando de saúde, paz de espirito, alegria, honra e necessidade suprida.

 Porque a minha oração não dá certo? Porque você precisa ter a sua emoção a tua necessidade não daquele que escreveu, é você e Deus quando a gente rasga o coração a Bíblia diz assim Deus não resiste um coração quebrantado e quando eu choro para Deus a Bíblia diz que os anjos recolhem minhas lagrimas e levam para Deus. E quando eu termino de orar para Deus vem a paz, a alegria, o ânimo, a força de Deus me levanta.

 Quem ora tem vitória!
Você não precisa ser um teólogo para ter uma oração que Deus ouve, você só precisa ser humilde. “Senhor escuta teu servo, atenda a minha oração eu temo ao Senhor, eu sei que Tu es grandioso, eu sei que tu es poderoso, eu dependo de Ti mas me ouça e Deus ouviu, quando ele pediu Senhor que eu ache graça na presença deste homem e ainda diz assim eu era o copeiro do rei.
Todos nós temos autoridade sobre nós quando solteiro nossos pais são autoridades, temos que obedece-los, respeita-los não podemos fazer nada daquilo que eles disserem não, depois de casados a autoridade vira o marido, ele é o cabeça de nossa casa, tudo devemos conversar com ele, tudo eu posso para que ele me abençoe para eu realizar. No país que vivemos temos autoridades sobre nós e as vezes não gostamos de obedecer e ao invés de abençoar, levado pelos ventos de todas as vozes a gente começa a dizer odeio esse partido que está governando minha cidade, malditos são esses governantes que estão nos roubando; irmão quando eu estou amaldiçoando quem está sobre mim a maldição também cai sobre mim, mas a Bíblia diz assim com a boca eu abençoo, a benção que eu lanço quebra maldição.
   Neemias sabia que mesmo sendo escravo o rei a quem ele servia era autoridade sobre ele, ele não poderia fazer nada se aquele rei não o ajudasse, não concordasse então ele respeitava aquele rei mesmo ele sendo escravo ele sabia que o rei tinha autoridade sobre ele, mas olha que homem sagaz, que homem esperto cheio do Espirito Santo ele ora para Deus e diz Senhor que eu prospere hoje, dai-me graça perante esse rei que ele possa me olhar com olhos diferentes, que ele possa ser para mim uma benção, que ele não seja pedra de tropeço que ele seja o meu aliado.

 Essa é a oração de sabedoria, essa é a oração que move e comove, ele sabia que mesmo tendo um Deus poderoso ele não podia passar por cima do rei, ele era escravo, então ele vai acima do rei, porque a Bíblia diz que o nosso Deus é o rei dos reis.
   Olha como Deus se move por mim e por você, ele tira do ímpio e coloca nas mãos do justo!
Deus é capaz de usar pessoas que você nem imagina para apoiar você, para te ajudar, Deus é capaz de mover corações de pedra e transforma em carne para ser ajudadores, Deus tira as pedras de tropeço para ajudar você. Tudo isso com o poder da oração, oração é dinamite contra o inferno, é um míssil contra as barreiras, é o poder da oração.
   Quando ele ora Senhor que o rei me entenda, que o rei me olhe diferente, que o Senhor me de graça perante ele, ele precisava que Deus movesse o rei, a mente dele em seu favor, ele precisava reconstruir sua cidade, seus sonhos, sua saúde, seu ânimo, sua fé, mas ninguém reconstrói nada sozinho, ninguém edifica sozinho, precisamos ter aliados, ajudadores precisamos ter pessoas ao nosso lado que não venham para enfraquecer, mas que venham para nos fortalecer. E Olha que interessante,  lá estava o rei bebendo na sua mesa e olha como Deus começou a mover, ele olha para Neemias (o rei nunca olhava para escravos, escravos era objetos, não era uma pessoa ele não poderia se importar a posição que ele estava; o que aconteceu aqui foi o mover de Deus, ele orou para Deus mover e o mover começou)

 Neemias porque seu semblante está triste, porque está triste tua alma ai Neemias responde: ora rei como eu não estaria minha cidade está destruída, meu povo está na miséria, aqueles que eu amam estão sofrendo angustiados, foi queimado tudo, minha terra está sendo saqueada, meus familiares estão sofrendo como é que não vou me importar?
Irmão você precisa se importar, dizer essa situação não pode continuar, você precisa dizer eu preciso viver o milagre, você precisa se importa porque quando você se importa Deus se move por você.
   Quando o rei olhou, escutou e disse:  Neemias o que você precisa, o que você quer fazer? Rei eu preciso voltar para Jerusalém, eu preciso de mão de obra, dinheiro, suprimento, material necessário, eu vou reconstruir minha cidade, vou reconstruir os muros, vou levar esperança para o meu povo, vou trazer dignidade para minha família, vou vencer esse problema, mas eu preciso de ajuda; O rei bateu o anel e disse vai use o tempo que precisar!
Porque quando Deus move ao nosso favor até os demônios obedecem. Porque quando Deus manda ninguém impede!

   Irmão foi isso que aconteceu com Neemias, vai Neemias usa essa carta. A Bíblia diz que onde ele passava pelos reinos que ele passava todos ajudavam. Sabe o que é isso? Quando Deus decretar tua vitória, quando Deus agir por você, onde você passar os aliados vão aparecer, as pedras de tropeço vão sair do teu caminho, até o diabo vai ter que obedecer.
   Em cinquenta e dois dias Neemias deixou de ser o copeiro e escravo e se tornou líder de uma multidão em cinquenta e dois dias ele recuperou a dignidade da sua família e do seu povo, em cinquenta e dois dias reergueu os muros que estavam derrubados, em cinquenta e dois dias arrumou portas que estavam queimadas, em cinquenta e dois dias ele teve ouro, dinheiro, condições, suprimentos porque quando Deus ordena o inimigo obedece, Deus trabalha por aqueles que nele confiam.
   Deus colocou no meu coração que o mês de maio vamos viver os decretos de Deus, o mesmo Deus que deu carta de liberação a Neemias, o mesmo Deus que moveu o rei e os ímpios é o mesmo Deus que está aqui e ele quer fazer de você o Neemias de um vencedor, um reconstrutor, aquele que vai realizar grandes obras.
   Deus move ímpios ao nosso favor!!!

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes