Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Fala que teu Servo ouve!

Fonte Quadrangular Central - 23/08/2017 - 18h29min
Fala que teu Servo ouve!

1 Samuel 3

 1 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
10 Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11 E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
19 E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.
21 E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.

Quando pedimos para o Senhor falar com nós, precisamos estar preparados para crer e decididos a obedecer, tem muita gente que ouve a palavra de Deus, e hoje em dia você pode ver e ouvir a palavra em vários lugares, porem nunca houve como hoje em dia a rebeldia, desculpas,  para obedecer a Deus e deveria ser ao contrario as pessoas tem tanto acesso rápido a palavra, oportunidades de ouvir a palavra, nunca se teve tanto ao alcance, com tanta rapidez.  Mas nunca se viu um povo tão rebelde, um povo tão debochado com as coisas de Deus, tão desobediente a ordem do Senhor quanto nos últimos tempos. E a Bíblia Sagrada diz que a heresia, a falta de fé aumentaria sob a terra, quanto mais dinheiro, mais modernidade, mais avanços a fé tem se esfriado.
 Por isso Deus tem tentado falar com o homem, com a humanidade, Deus tem tentado falar com as pessoas de maneira individual, mas elas não estão prontas a ouvir e muito menos decididas a obedecer. Hoje os templos lotam de pessoas que vem buscar participar, que se agradam com a palavra, mas infelizmente mesmo com templos lotados não é a maioria que decide ouvir e obedecer a cada vez mais uma minoria que ouve e obedece a palavra de Deus de maneira a se entregar completamente no altar do Senhor. Que sejamos nós aquela minoria que resolve obedecer, ouvir, crer. Porque a obediência gera benção.
 
Quando Deus levantou Samuel, foi porque sua mãe Ana era uma mulher estéril e ela disse: “ se Tu me deres um filho eu consagrarei ele ao teu altar para te servir todos os dias”. Samuel nasceu para quebrar a esterilidade, não só da sua mãe mas de um povo de uma nação inteira porque quem estava com o profeta naquele tempo era o profeta Eli e Deus já não estava mais se agradando de Eli, Eli já não estava mais fazendo a vontade de Deus,  Eli não estava mais conduzindo sua própria família em obediência ao Senhor. Então Deus começa a usar Samuel e é por isso que nesse trecho a Bíblia diz assim:  que ele não escondia uma palavra daquilo que Deus mandava falar, ele era obediente, escutava a palavra de Deus e executava conforme Deus queria.
   Hoje em dia muitos estão pensando no que vai agradar ao mundo, a sociedade os homens para tomarmos nossas decisões de fé: “não posso me batizar, não poso ser fiel a Deus o que vão dizer os meus amigos, eu não posso abrir mão disso, porque é meu costume, meu jeito e se eu me entregar para Jesus,  Ele vai pedir algumas coisas para mim e eu vou ter que abandonar então eu não quero, eu continuo estando na presença de Deus e tentando levar uma vida realmente a parte das coisas de Deus”. Esse tem sido o pensamento de muitas pessoas.
 Samuel entrou no templo para quebrar esterilidade, para melhorar a obediência sobre aquele povo, para declarar a palavra de Deus sobre aquela nação e Bíblia coloca de maneira pontuada que ele não voltava atrás naquilo que Deus mandava fazer, ele era extremamente obediente a palavra do Senhor.
   Quando Deus começa a usar Samuel ele estava na presença do Senhor e a palavra de Deus vinha sobre ele e  Deus o chama pelo nome. Vocês sabem queridos que nós somos pessoas que nasceram com um proposito, Deus tem um projeto um plano para sua vida porque que tem tanta gente cheia de si e vazia de Deus, porque tem tanta gente deprimida sem encontrar seu rumo, tanta gente insatisfeita porque ainda não entenderam qual é a sua missão sobre a terra, não entendeu ainda porque nasceu, qual o seu chamado. Se Deus nos formou  no ventre da nossa mãe, osso por osso, célula por célula, e se Deus teve o cuidado de nos formar com tanto amor e nos fazer vencer cada dia uma barreira, é porque ele tem um projeto na nossa vida.
   Samuel veio trazer um novo tempo para sua nação, ele abriu os olhos para aquele povo.
Ele estava dormindo certa feita e escuta Deus chamar Samuel! Samuel! Ele vai até o quarto do profeta Eli, dizendo:  profeta o senhor me chamou? Não, não te chamei volte a dormir você está sonhando. Quando ele deita na sua cama e começa a dormir de novo ele escuta essa voz chamando:  Samuel! Samuel! Deus queria falar com ele, Deus queria revelar os seus planos, Deus queria mostrar para ele qual era sua missão sobre a terra. Ele levanta assustado e diz: profeta agora o senhor me chamou, não é possível eu ouvi nitidamente meu nome sendo chamado.
Sabe quando que Deus nos chama? Quando você vai até a igreja, louva, canta ora e uma palavra que sai do altar que Deus usa a Missionaria, os Pastores para pregar e você diz meu Deus essa palavra bateu forte em mim eu senti, é para mim. É Deus falando com você. Quando você diz essa palavra mexeu comigo parece que a Missionaria está me apontando, mas não é! É Deus te exortando, Deus nos acordando “acorda tu que dormes, eu quero falar com você, eu quero te fazer um canal de benção, eu quero te fazer uma mulher um homem com uma missão na terra e eu mesmo vou te sustentar para executa-la”.
Nós precisamos ter uma vida com propósitos. Propósitos que agradem a Deus não um propósito de uma hora e meia no culto, mas um propósito constante.
 
Samuel voltou a deitar pela terceira vez e ouve: Samuel! Samuel! Eu estou ouvindo alguém me chamar, está acontecendo de uma forma diferente, Eli diz volte para sua cama e se ouvir te chamar de novo diga assim: fala Senhor que o teu servo te ouve!
   Quando você está predisposto a falar para Deus: Senhor fala o que você quer que eu estou disposta a te ouvir, estou atento a sua voz, eu quero fazer aquilo que o Senhor espera de mim, quero ser melhor do que eu tenho sido, quero ser um canal de benção onde eu estou, eu quero ser a gloria de Deus pisando sobre a terra.
   Fala Senhor o teu servo ouve. Naquela madrugada Deus contou para Samuel tudo o que ele tinha que fazer, Deus revelou a ele qual era seu proposito por ter nascido, qual era a missão que ele tinha que cumprir.
 Quando Deus me chamou eu tinha quatorze,  quinze anos eu tive uma experiência tremenda com Deus, mas aquilo foi entre  eu e Deus, que quando eu contava para as pessoas a maneira como Deus falou comigo as pessoas olhavam para mim com desconfiança, diziam:  “isso é fanatismo” . Imaginou se eu deixasse que os outros me convencessem que era coisa da minha cabeça. Quando alguém dizia: “será que realmente Deus tem isso para você?”  Eu deletava e dizia Senhor é a minha experiência contigo eu não posso esperar que os outros entendam o que Deus falou comigo. Não queria pedir opinião para os outros,  quando Deus fala com você, quando Deus te toca, quando Deus diz faça isso largue aquilo não queira perguntar para os outros.
Não espere que os outros entendam o que Deus não falou para os outros, Deus falou para você!
Quando eu blindei meu coração e disse o que eu senti, o que eu ouvi foi para mim, e eu vou preservar isso no meu coração. Quantas vezes no meio da minha caminhada, do meu propósito apareceram outros caminhos para que eu desistisse do que Deus tinha para minha vida, quantas vezes nós somos tentados a desistir dos projetos de Deus na nossa vida, nós temos que ser firmes e perseverantes.
 Samuel era um menino, Eli era um profeta já de idade, um homem cheio de experiências com Deus e Deus estava pegando aquele menino e sobrepondo a ordem do profeta Eli. Tem uma canção linda do Apascentar que diz “eu prefiro ser o menino Samuel do que o velho profeta Eli”.
O velho profeta Eli, ele tinha experiência conhecimento, uma longa caminhada com Deus, um currículo de caminhada com Deus mas ele estava deixando de obedecer. Do que adianta ter um currículo de caminhada com Deus, um curso de caminhada com Deus, um histórico de igrejas, de oração ou de leituras bíblicas se eu não obedeço a Deus, isso não vale nada.
E esse louvor do Apascentar quer dizer isso:  eu prefiro ser o menino Samuel começando agora uma caminhada com Deus, mas em obediência do que ser como o velho Eli cheio de conhecimento mas cheio de desobediência.
Eu prefiro ser Samuel ainda que e eu não tenha experiência eu serei Samuel, e a única decisão que fez diferença na vida de Samuel que fez ele ser honrado e abençoado era a decisão que ele tomou de obedecer a Deus, de cumprir o proposito com Deus de fazer aquilo que Deus espera e assim eu e você seremos o Samuel desse tempo.
   Samuel era desprendido, ele era firme, ele queria obedecer a Deus não importa quem ele fosse desagradar. Aliás, a Bíblia diz: “ importa agradar a Deus do que aos homens”.
Quem faz meu coração bater dia a dia se não Deus? Quem me dá o dia e a noite se não o Deus que controla todas as coisas? Quem é que me da o ar para respirar se não Deus? O meu Deus é o meu sustento eu prefiro agradar aquele que alonga meus dias sobre a terra, prefiro agradar aquele que manda o maná do céu dia a dia, prefiro agradar aquele que me livra do laço do passarinheiro, agrado aquele que não dorme que dia e noite cuida de mim.
   Samuel estava ali pronto a obedecer,  esse era o mover da fertilidade de Deus sobre aquele povo, era o mover da benção do Senhor. Deuteronômio 28  gosto muito porque fala sobre obediência e eu já falei nesse altar,  se você tiver estomago leia Deuteronômio28 inteiro, do um ao quatorze fala das bênçãos decorrentes da obediência e do quatorze em diante fala das maldiçoes decorrentes a desobediência, mas quando você começa a ler até o versículo quatorze você acha lindo, quando você vai para o versículo quinze você diz me livra disso Senhor, quanta coisa pesada traz em consequência da desobediência.
 A palavra de Deus diz que quando Samuel levantou ele atendeu ao chamado do Senhor e quando nós atendemos o chamado de Deus acontece o que está em Deuteronômio28:8 O Senhor determinará que a benção esteja nos teus celeiros e em tudo que colocareis a mão o Senhor te abençoa na terra que Ele mesmo te dá.

 “Se quiserdes e obedecerdes comereis o melhor dessa terra.”

Deus não é homem que mente nem filho do homem que se arrepende, nós precisamos nos posicionar e dizer chega de ser Eli dentro da igreja, chega de ser profeta Eli sou cheio de Bíblia, sou cheio de anos de convenção, cheio de conhecimento que muitas vezes conhece, mas não obedece. Vamos ser Samuel que ouve a voz do Senhor que levanta e diz eu vou fazer, eu vou te servir e o Senhor vai me sustentar todos os dias.
  

Para ser Samuel:


   1- Disposição.

Em Provérbios14:4:  “Não havendo bois o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita.”
Em Ezequiel,  Jesus é apresentado com o rosto de boi porque Ele tem a força para carregar as cargas, e em Provérbios diz: “que não havendo boi os celeiros ficam vazios porque era o boi que tinha força para arrancar a colheita da terra era ele que tinha a força para carregar e encher os celeiros, não havendo bois o celeiro fica limpo mas pela força do boi há abundância de colheita”.
Uma das coisas que devemos ter pra servir a Deus com obediência é disposição. Quando Ana estava estéril ele fez algo diferente, como Samuel nós precisamos assumir e fazer a obra determinada por Deus, nós precisamos estar prontos para o trabalho, para o sacrifício.
Você precisa ter obediência para servir a Deus porque o inimigo quer  nos tirar a unção da obediência, da fidelidade, nós temos que estar dispostos em servir a Deus em tempo e fora de tempo, na luta ou na batalha porque quem vai nos ajudar a vencer a batalha é a mão do nosso Deus e se eu for fiel a Ele a batalha se transformará em testemunho de vitória.


  2- Fidelidade.

Levítico 26:3: “Se andares nos meus estatutos guardareis meus mandamentos e cumprireis então Eu o Senhor vos darei chuva a seu tempo.

 As arvores no campo darão frutos para vos outros olharei e vos farei fecundos os multiplicareis e vos confirmareis a minha aliança de benção convosco.
 As bênçãos do Senhor acompanham os que são fieis, Ana foi fiel entregou Samuel a Deus e a partir de Samuel a Bíblia diz que ela teve mais seis filhos, isso se chama abundancia.
A matemática de Deus é diferente é somado, não tem subtração quanto mais eu planto mais eu colho, quanto mais sou fiel mais sou abençoado.
 Samuel foi chamado para ter vitorias, para vencer os inimigos, para ser um homem abençoador para ser um canal de benção porque ele decidiu obedecer, se Samuel tivesse dito: não! ao Senhor ele teria perdido a promessa de Deus, mas a palavra de Deus diz que Samuel decidiu que iria obedecer e ele foi fiel em todo tempo e Deus o sustentou e honrou, ele tinha a unção de Deus sobre a sua vida.
   “Missionaria eu quero tento servir a Deus mas é tão difícil!” Deus sabe como é a sua carne.
É por isso que quem tratava com Samuel era o Espirito Santo de Deus que o regia, que o alimentava, o fortalecia, dava vigor e que dava disposição. Quando eu quero servir a Deus tenho que ter uma aliança com Deus.  

“Me ajude, Senhor, me ajude a recomeçar chega de ser o profeta Eli, eu quero ser o menino Samuel que cresce, que vence que faz acontecer no nome do Senhor. “

   3- Santidade:

2 Corintios 7:1

“Tendo pois as tais promessas purifiquemos de toda impureza, nossa carne como nosso espirito aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. “
Samuel trouxe grande restauração nessa época, porque ele ministrou sobre o povo santidade e temor a Deus, quando Samuel derrubou tudo aquilo que era idolatria no coração daquele povo eles voltaram a adorar o Senhor, os filisteus foram aterrados e Ebenezer se manifestou: “até aqui nos ajudou o Senhor”.
   A Bíblia diz: “Sirva ao Senhor em tempo e fora de tempo”, às vezes o que precisamos é voltar ao primeiro amor. Quando estamos no primeiro amor não vemos chuva, frio, somos corajosos, e somos  apaixonados por Jesus, apaixonado por Deus.
Só conseguimos isso quando estamos em comunhão, em santidade, aí nosso ânimo é renovado, nossa força é renovada, nossas esperanças são triplicadas!
Vocês tem promessas para receber, tem bênçãos esperando a tua fidelidade, santidade para que se cumpram. Tendo pois as tais promessas purifiquemos de toda impureza, toda infidelidade, preguiça, pecado. Segure firme não olhem para a carne aperfeiçoem na santidade busquem em servir a Deus, em honrar, andar com Deus em temor e as promessas não te faltaram.
   Deus nos criou para sermos férteis e abençoados.

 Genesis 1:28 E “Deus os abençoou e disse sejam fecundos, multiplicaivos e enchei a terra sujeitai a tudo; e dominai sobre peixes do mar e sobre as aves do céu, e sobre todo animal que rasteja sobre a terra”.


Deus tem para mim e para você fertilidade, crescimento e multiplicação herança, ocupar espaços dominar, sujeitar todas as coisas a nossa vontade, ao nosso jeito, soberania e domínio sobre todas as coisas.
Para isso precisamos de disposição, fidelidade e santidade e a partir de hoje decrete: “ eu não quero ser o profeta Eli eu quero ser o menino Samuel cheio de vigor, cheio de amor, cheio de disposição, buscando santidade servindo a Deus com alegrias e sem desculpas humanas,  mas cheio de razões espirituais para obedecer e ser abençoado”.
  “ Missionaria mas eu estou enfrentando lutas, as finanças estão ruins”, apesar das lutas, apesar do passado, apesar das feridas deixa Deus te usar, deixa Deus te fazer um canal de benção, deixa Deus curar tuas feridas, deixa Deus prover a farinha e o trigo, deixa Deus abrir as janelas do céu sobre tua vida busque ser fiel.

 
   Disposição, fidelidade e santidade! Espirito Santo me ajude ser o menino Samuel, aviva a minha fé, me encha da tua força e do teu poder. 

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes