Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Celeiros Cheios

Fonte Quadrangular Central - 25/08/2017 - 22h23min
Celeiros Cheios

Joel 1

4 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.

9 Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do Senhor; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.

10 O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.

17 As sementes apodreceram debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns derrubados, porque se secou o trigo.

18 Como geme o animal! As manadas de gados estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo

  

 Essa palavra de Joel fala de assolação, destruição sobre o gafanhoto pulgão a locusta, sobre armazéns destruídos, celeiros derrubados, campos inférteis, mãos vazias e o Senhor disse: “siga a minha palavra, porque Eu preciso ensinar o meu povo qual é o verdadeiro preço da edificação”.

   E aí nós começamos a ler quando o profeta Joel  chega para o povo de Deus e faz um alerta, chega no povo de Deus com uma palavra de exortação (que significa quando Deus nos chama a atenção). Eu costumo dizer que a exortação é um puxão de orelha do bem é o educar de Deus em nossa vida, e você sabe como pai e mãe tem horas que precisamos educar os nossos filhos, tem que exortar os nossos filhos, se queremos que eles cresçam com dignidade, com caráter, que sejam pessoas realmente vencedoras, nós não podemos deixar nossos filhos decidirem por si só eles precisam ser ensinados. Assim é o nosso Deus por isso a Bíblia diz assim quem não for como criança não entrará no reino dos céus,  porque a criança está preparada para obedecer, a criança tem a tensão para escutar a exortação ela aceita a correção dos seus pais, e a Bíblia nos chama de crianças e nos chama também de ovelhas porque a ovelha ouve a voz do seu Pastor e segue seu Pastor, a ovelha é mansa obediente, e então quando Deus me levou para o livro de Joel eu comecei a ler e estudar o que aconteceu com este povo. Veja que Joel traz uma sequência de problemas, era um povo trabalhador, um povo esforçado e que acreditava em Deus, mas por algum motivo que vamos ver agora os celeiros deles estava derrubado, os armazéns estavam destruídos porque não tinha o que colocar no armazém, não tinha o que colocar no celeiro. Celeiro é o lugar onde se guarda alimento, a colheita, muitas vezes os animais as vacas leiteiras, os animais lá estão protegidos é o lugar onde se coloca o trigo e o milho, quando o celeiro está cheio significa que tem abundância. Agora se o celeiro está derrubado, se o celeiro está queimado, se os armazéns estão derrubados a Bíblia nos relata que não havia colheita e ainda o pouco que havia sobrado da colheita a praga alcançou, veio o gafanhoto, o pulgão a locusta e a Bíblia sagrada vai mostrando,  em algumas traduções não diz o pulgão, a locusta  gafanhoto apenas a lagarta o gafanhoto cortador, migrador, destruidor e o devorador então não havia mais nada o pouco que eles conseguiam segurar, o pouco que conseguiam colocar em seus armários os gafanhotos as pragas alcançavam, o gafanhoto comia um pouco, a lagarta outro pouco, a locusta o que sobrou e o pulgão arrematou; então era uma destruição, uma miséria uma fome total.

   E tem muitas pessoas que estão vivendo isso, estão trabalhando lutando mas o gafanhoto tem  comido todos os seus projetos, seus sonhos o que era para ser prosperidade acabou virando em dívida, o que era para ser seu direito foi roubado,  é a ação dos gafanhotos. E Deus usa o profeta para dar um “acorde”  nesse povo, para que eles edificassem uma vida prospera, nivelada e nessa profecia a exortação chegou dizendo os seus celeiros estão em ruinas, vocês têm trabalhado e não tem alcançado, a praga está instalada, as coisas não tem acontecido, o gafanhoto, a locusta, o pulgão, a lagarta tem devorado tudo, e aí o profeta faz um alerta e ele mostra porque acontecia essa sequência de desgraça na vida desse povo.

   A primeira razão pela qual os gafanhotos do inferno haviam devorado tudo, a primeira coisa dos celeiros estarem vazios foi:

 

1- Esse povo deixou de entregar suas ofertas e seus dízimos no altar.

 Eu estava orando por esta palavra e olha que interessante eu fiz uma comparação, Deus me mostrou algo muito interessante. Muitos já ouviram falar que no mundo das trevas, no mundo oculto quando alguém quer algo do inimigo ela precisa pagar um trabalho, os exus os espíritos pedem uma lista de coisas que precisam ser compradas e aquela pessoa que vai executar o trabalho ela pede um valor em dinheiro; eu não estou falando isso por “achismo”, um dia eu atendia uma pessoa desesperada porque ela tinha ido num lugar como esse e aquela liderança daquele  lugar disse para ela, “você veio me procurar então você vai ter que me dar tal valor para esse trabalho e não tem volta, se você desistir agora e não me der esse dinheiro o que eu ia fazer para atrapalhar os outros vai voltar em dobro para atrapalhar a sua vida”. Interessante irmãos, olha a comparação que eu posso fazer aqui, olha o que o Espirito Santo me disse “que no mundo espiritual quando você lança uma semente ela é capaz de mover, quando você tira algo de você para o intuito, e eu vou dizer sem medo de errar quando alguém paga um trabalho o serviço do inimigo, das trevas, das entidades,  eles vão e fazem aquilo que foi designado, pasme você acontece! Eles buscam aquilo que as pessoas pedem”. Quantas vezes nós ouvimos que fulano consagrou a empresa dele a vida dele o trabalho dele para os orixás, para as entidades e ele está tendo sorte? Porque o inimigo diz “você me deu algo, você plantou no mundo espiritual e eu vou fazer”. Só que a grande diferença quando você traz seu dizimo, a sua oferta no altar Malaquias 3 diz assim: “ Eu o Senhor abrirei a janela dos céus pela tua fidelidade e derramarei benção sem medida”. Então tanto nas trevas, quanto na luz quando você pega algo seu e deposita no mundo espiritual, você está semeando para a colheita a grande diferença é que quando você entrega para as trevas eles vão designados e fazem aquilo que a pessoa pediu e acontece, mas depois vem a cobrança e a cobrança é cem vezes mais, quantas vezes ouvimos das pessoas que consagraram o que tinham as entidades, tiveram sorte e prosperidade por um tempo e depois veio a desgraça, a destruição, morte porque o inimigo dá com uma mão e cobra com a outra. Em contra- partida quando eu levo no altar do Senhor a minha oferta, o meu dizimo de coração porque eu quero obedecer a palavra de Deus a Bíblia diz assim: “ Eu o Senhor derramarei sobre vós boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. Ele não cobra Ele acrescenta, com Deus é diferente”!!

   Lembra da viúva quando o profeta bateu na casa dela e disse: “mulher eu sou profeta me dê de comer porque eu estou indo pregar o evangelho sustente a obra de Deus”. Qual foi a primeira resposta dela? “Meu querido profeta eu não tenho nada, a não ser um restinho de azeite e de trigo que vou fazer o ultimo pão e bolo para dar de comer eu e meu filho, nós vamos comer o ultimo e vamos esperar a morte”. O profeta disse assim: “ crê nos seus profetas e prosperareis, vá pegue o que você tem. Invista no reino espiritual o pouco que você tem”  aquela mulher olhou para o profeta, olhou para o filho, olhou para o desafio e disse: “ eu vou crer”. E no mundo espiritual ela lançou a semente, no mundo espiritual ela moveu a favor do reino, a Bíblia diz que enquanto o profeta recebia o pão na sua mão ele olhou para ela e disse: “ mulher a partir de hoje a farinha na tua panela não vai se acabar e o azeite da tua botija não vai faltar” e a Bíblia diz e naquela casa houve fartura todos os dias até o dia que Deus mandou chuva do céu para terra brotar o seu fruto. Deus é Deus de multiplicação.

 

 2 -  A casa do Senhor ficou abandonada.

Eles não cultuavam mais Deus de coração, eles não tinham tempo para Deus, abandonaram as coisas de Deus.

 Os sacerdotes estavam dispersos e em profunda tristeza. Até mesmo os líderes que abandonaram a casa do Senhor, que deixaram de ser fiel começaram a ficar profundamente tristes, e a tristeza é sinal de miséria espiritual, sinal de fracasso espiritual.

Quando alguém está na guerra, mas tem alegria “A alegria do Senhor é a sua força”.

Outra coisa que esse povo fez,  a semente que eles lançaram não frutificava mais, não tinha mais sorte para a colheita, o pouco que vingou ficava sendo destruído pelos gafanhotos porque o profeta disse vocês deixaram as coisas de Deus, vocês fizeram votos e propósitos e não cumpriram com o Senhor.

   Aí alguém pode dizer “nós temos razões” quando não cumpre alguma coisa com Deus, aí vem o Senhor dizendo assim: “ Não se precipite com sua boca. Porque Deus não se agrada de voto tolo, quando prometeres algo para Deus não tarde em cumprir”.

   Deus tinha feito proposito com esse povo e eles tinham abandonado, os celeiros estavam em ruinas. Nós podemos restaurar os celeiros, podemos levantar os armazéns, viver a fartura e abundancia se voltarmos a fazer aquilo que a Bíblia Sagrada nos ensina, se voltarmos a andar de retidão, se cumprirmos nossos votos, se andarmos na presença de Deus não tem gafanhoto que toque no que é nosso porque estamos em fidelidade.

   Quero citar um grande pregador de prosperidade da nossa igreja “Pastor Jeronimo” ele tem um livro sobre os “setes segredos da prosperidade” e um dos segredos que ele diz, doa a quem doer faça sobrar. Porque Deus não pode multiplicar zero, nós estamos vivendo um tempo de consumismo desenfreado e aí a pessoa olha na internet, na televisão o lançamento da roupa nova, do celular caríssimo, do carro novo e ela fica num descontentamento com o que ela tem que se alguém tiver e ela não, ela se sente a pessoa mais fracassada do mundo e aí gasta o que não tem, fica devendo por meses e até anos e as coisas não fluem não vão para frente, porque é um consumismo uma ganancia por querer ter ao invés de ser.

Essa é a especialidade do inimigo, colocar insatisfação em nosso coração e a Bíblia diz: “em tudo o que você tem aprenda dar graças a Deus”. Claro que podemos desejar o melhor, mas a palavra de Deus diz: “ louve a Deus sobre o pouco porque sobre muito Ele te colocará”.

   Então as pessoas precisam entender que não pode abrir brechas para o inimigo roubar, destruir o que é nosso. Muitas vezes estamos deixando nossos filhos ditarem as regras, porque ele bate o pé e ele quer, a palavra diz que temos que ter sabedoria no agir, no negociar, sabedoria em tudo onde colocarmos as nossas mãos.

Quando José se tornou governador do Egito Deus mostrou para ele sete anos de fartura e sete anos de escassez. Nos sete anos de fartura Deus ensinou José encher os celeiros, porque virão dias maus. Agora tem pessoas que Deus dá um dia de fartura, ele gasta essa fartura em  menos de vinte e quatro horas, ele não consegue poupar, não consegue deixar nada no celeiro. Isso é uma cilada do inimigo para transformar nossas vidas em problemas financeiros.

   O povo estava ouvindo isso do profeta, Deus estava dizendo para o profeta: “ avise esse povo, exorte esse povo que vamos levantar novos celeiros, que vamos edificar novos armazéns e que esses novos celeiros e armazéns edificados pela minha mão nunca mais ficaram vazios”.

 

   Algumas coisas que nos ajudam a restaurar os celeiros:

 

1-   Tenha profundo arrependimento e quebrantamento diante do Senhor.

Em Joel 1-14 “Assim disse o profeta para o povo prorrogai um santo jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciões todos os moradores dessa terra chame-os para a casa do Senhor vosso Deus e clamai ao Senhor”.

 

O verdadeiro arrependimento vem com o reconhecimento e a humildade diante do Senhor, o mover  e a reconstrução vem através da nossa consciência de humildade,  porque os meus celeiros emocionais caíram por terra, porque os meus celeiros espirituais estão derrubados, porque os meus celeiros financeiros estão vazios, eu preciso olhar para dentro de mim e ver onde eu errei.  Porque tem pessoas que chegam para Deus e dizem: “ Deus porque o Senhor está fazendo isso comigo, porque o Senhor permitiu, porque está me castigando?”  Deus não falha, Deus é fiel. Ele disse assim: “ e nem uma virgula do que Eu te prometi Eu vou voltar atrás”.

   Se alguma coisa fez os celeiros caírem, ficarem em ruinas, se alguma coisa fez a lagarta, a locusta, o pulgão e o gafanhoto chegarem em nossa vida não é culpa de Deus, nós deixamos de reconhecer nossas falhas, deixamos de andar em retidão e obediência, estamos dizendo “eu sei a verdade, mas eu faço como eu quero, eu sei o que Deus quer mas eu vou fazer do meu jeito” e ai satanás, o gafanhoto tem derrubado o celeiro de muitas pessoas, tem levado a benção o futuro que Deus havia preparado. A Bíblia diz que Deus é fiel mas para Deus ser fiel nós precisamos ser fieis.

 

   Neemias 2:12 E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.

E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.

Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.

 

   Tem horas que preciso olhar para mim e dizer: “ para, você precisa mudar, precisa tirar aquilo que não agrada a Deus, buscar mais, volte os teus olhos para você invés de ficar culpando Deus”.

   Neemias disse toda essa destruição é vergonha para nós, nós precisamos mudar nossos hábitos, entrar em comunhão com Deus. O reconhecimento quebrantamento diante de Deus faz os celeiros serem reconstruídos.

   Volte a realizar a obra determinada por Deus

 Ageu 1:4  Acaso é tempo de habitardes em vossas casas forradas, enquanto a casa permanece em ruinas? Ora pois Deus dos exércitos considerai o vosso passado tende semeado muito e recolhido pouco, comeis mas não chega para vos fartar, bebeis mas não consegue sacia-los, vestirmos mas ninguém se aquece, o que recebe para pôr num saquitel furado. Subi ao monte trazei madeira edificai a casa do Senhor e dela Eu me alegrarei.

   As vezes nós estamos pensando só em nós e estamos esquecendo das coisas de Deus, estamos deixando de fazer a obra de Deus, estamos achando desculpas e o Senhor está dizendo assim: “ Ei volta para minha casa, edifiquem a minha casa porque até quando vocês estarão cuidando só de vocês egoistamente” Deus falou com o povo,  e não estão lembrando de ser fiel, vocês estão comendo e não estão se saciando e tudo que tem ganho cai num saquitel furado. Deus está dizendo “ lembre da minha casa, façam algo para mim, sejam fieis ao meu altar porque se você for fiel Eu levanto os teus celeiros e jamais ficaram vazios”.

 

Neemias 2:18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

 

   O Senhor está dizendo “ edifiquem a minha casa e eu me alegrarei com ela e abençoarei toda a obra da tua mão”.

Quando dizemos que não podemos, paramos a nossa benção, quando dizemos que não temos condições a benção paralisa, mas quando dizemos “eu vou  em teu nome Senhor e tudo o que eu fizer prosperará, onde eu tocar haverá milagre de multiplicação”, Deus restaura nossos celeiros.

 

   2 - Restaure os sacerdotes a despeito das oposições.

Esdras 3:2  E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.

Firmaram o altar sobre as bases e ainda estavam sob o terror dos povos de outra terra mas mesmo assim ofereciam eles holocaustos ao Senhor de manhã e de tarde.

 

   Esse é o exemplo maravilhoso para nós,  absorvermos para nossa vida, para nossa atitude cristã esse povo estava debaixo do terror dos inimigos, estavam sendo atacados de maneira cruel. E alguém disse “ o que vamos fazer? Os inimigos estão nos cercando, as lutas estão pesadas demais estamos sendo atacados por todos os lados”  e os homens de Deus levantaram, e os sacerdotes e os filhos, os irmãos e disseram vamos edificar o altar. “O que?  no meio da guerra nós vamos oferecer afetas ao  Senhor?  no meio da guerra nós vamos oferecer um altar de sacrifício ao nosso Deus?” E naquele tempo a moeda de troca era o trigo, o bezerro, a ovelha e quando alguém dizia que ia oferecer um sacrifício para Deus, ele escolhia o melhor bezerro, a melhor ovelha a mais cara. Mas no meio de uma guerra, no meio de uma dificuldade eu vou me preocupar em oferecer o melhor para Deus? Exatamente! Porque quando o inimigo é mais forte que eu, quando a guerra é muito grande só Deus pode me salvar, e a Bíblia diz: “ agrade ao Senhor e Ele satisfará o desejo do seu coração”. O exemplo desses homens é tremendo eles disseram “não vamos parar de agradar a Deus, não vamos parar de ofertar a Deus só porque estamos em guerra, nós vamos ofertar para Deus o melhor porque quando eu ofereço para Deus ele sessa a guerra”.

O exemplo de Davi certa vez ele olhou para seu povo e tinha pragas, pestes sobre o povo, morte e assolação doença e destruição, Davi já tinha orado e as pestes continuavam do mesmo jeito e ele disse “está faltando eu fazer alguma coisa, vou fazer uma oferta a Deus”. Você está entendendo que no mundo espiritual a tua fidelidade, a tua comunhão, a tua oferta no altar move ao teu favor , Davi disse “eu vou fazer uma oferta”  e ele vai para as terras do rei Arauna e diz ao rei “eu quero fazer uma oferta para Deus eu preciso de um pedaço de terra, madeiras, pedras e seu melhor novilho” e o rei um homem temente a Deus e que gostava de Davi disse eu te dou esse pedaço de terra, a madeira, as pedras, escolhe o novilho mais caro do meu rebanho. Davi disse: “ não, eu não vou oferecer a Deus o que não me custa, o que eu vou semear no altar do Senhor tem que ser o meu melhor”. E a Bíblia diz quando Davi ofereceu um holocausto a Deus as pragas cessaram, a morte acabou e houve grande vitória para o povo de Deus

 

    Salmo 84:3 O pardal encontrou casa, andorinha ninho para si e Eu o Senhor encontrei os teus altares. 

Porque no altar do Senhor eu dou o meu melhor, por isso satanás combate tanto a fidelidade da igreja, mas aí a pessoa vai procurar entidades e tira da onde não tem e Deus fala assim “quem dá com alegria não por ameaça, mas quem dá com alegria como o sol brilhará”.  “O pai ensina com amor ao nosso coração”.

   Alguém diz “eu não tenho como ter um compromisso fiel com o Senhor”, e é por isso que os celeiros estão derrubados, nunca diga não posso ainda que humanamente suas mãos estejam vazias, é melhor fazer um propósito com Deus, porque Ele mesmo vai tratar de levantar o celeiro e abençoar as obras das tuas mãos.

     Você que está dizendo “eu não posso fazer uma aliança com Deus eu sou incapaz, eu estou doente, eu não consigo”, deixa Deus dizer ao seu coração que tudo é possível se você crer.

 Deixa Deus te usar, faz a obra de Deus crescer, enquanto você é fiel Ele cuida de tudo!!

                                              Decreto da semana

Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

   Quando você traz sua oferta ao altar, quando você se dispõem à cuidar do reino, quando você clama pela salvação de alguém da sua família você está fazendo a obra de Deus. Então deixa Deus te usar!

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes