Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Os valentes de Davi

Fonte Quadrangular Central - 14/03/2021 - 00h58min
Os valentes de Davi

Culto do dia 07/03/2021

A palavra do dia está no Livro de 2 Samuel Capítulo 23, versículos 8 ao13:

Os valentes de Davi

8 Estes, pois, são os nomes dos principais guerreiros de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita. Este foi o líder do conhecido grupo “Os Três”, e armado apenas de sua lança enfrentou oitocentos inimigos e os matou numa batalha. 9 Depois dele Elazar ben Dodo, Eleazar filho de Dodô, neto de Ahohi, Aoí, um dos três guerreiros que estavam com Davi quando desafiaram os filisteus, que haviam se juntado para a guerra, enquanto o povo de Israel se retirava. 10 Ele manteve-se firme e lutou bravamente contra os filisteus até que sua mão adormeceu e ficou grudada à espada. Naquele dia, Yahweh operou portentosa vitória, e o exército retornou para onde Eleazar estava, mas somente para se apoderar dos despojos de guerra.

11 Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Lei, onde havia um terreno todo plantado com lentilhas, e as tropas israelenses fugiram dos filisteus. 12 Contudo, Samá ficou no meio daquela plantação, defendeu-a e massacrou os filisteus, e Yahweh concedeu-lhe uma grande vitória.

13 Quando estava chegando o tempo da colheita, três chefes do conhecido batalhão “Os Trinta”, desceram até a caverna de Adulão, onde Davi estava refugiado, enquanto um bando de filisteus acampava no chamado Vale de Refaim, dos Gigantes. 2 Samuel 23. 8 -13 


Davi era um Homem segundo o coração de Deus!

Davi reuniu um povo ao seu lado que se tornaram os valentes de Davi. No entanto, essas pessoas não nasceram valentes, eram pessoas comuns e normais, e a bíblia relata que esse povo tinha alguns agravantes pois quando Davi começa a reunir o povo ao seu redor começam a chegar, degredados, endividados, não eram pessoas nobres, e sim aqueles considerados abandonados pela sociedade. 

Davi era um homem que tinha uma grande unção, tinha fé e tinha um mover de Deus em sua vida. E essa unção que estava sobre Davi, se espalhou por essas pessoas e elas se tornaram OS VALENTES DE DAVI. E é por isso que nós devemos andar com pessoas de fé, com pessoas que nos inspiram, com pessoas que falam palavras de vida. Devemos nos deixar influenciar por pessoas que tem , e que seguem um Deus todo poderoso.

Aquelas pessoas que antes eram degredados, endividados, envergonhados, foram transformados com a unção de valentes de Davi. 

A bíblia diz que nós devemos ser valentes de Deus.

Assim como pessoas, fracas, tristes marcadas pela vida se uniram a Davi, nós devemos nos unir a Jesus, mesmo com as nossas batalhas, lutas, aflições, pois Jesus diz “Venha como estas”. Aquele que vem até Jesus, “vem como está”, mas não fica mais igual, começa a ser transformado, mudado, restaurado e próspero. 

Deixa Jesus te inspirar!

Deixa Jesus mudar seu caráter!

Deixa Jesus mudar o seu palavreado!

Deixa Jesus mudar o seu coração!

Deixa Jesus tornar você uma pessoa abençoadora!

É impossível uma pessoa que resolve verdadeiramente caminhar com Jesus não se transformar.

Os valentes de Davi foram transformados e deixaram de ser os degredados, endividados, envergonhados. Esses homens entregaram o coração à Davi, o que significa que eles ouviam e obedeciam a ele, e começou uma mudança de história e de vida nessas pessoas. Davi desperta nessas pessoas uma fé tão poderosa quanto a fé que ele mesmo tinha em Deus, e além de ensinar a arte da guerra aquelas pessoas, ele ensina a seus valentes a ter um momento com Deus e a serem fiéis a Deus.

A história daquelas pessoas foi mudada de tal maneira que as outras pessoas já não se referiam a elas como: “lá vem o degredado”, “o fracassado”, “o doente”. As pessoas passaram a dizer, “lá vem o valente de Davi”,” lá vem o vencedor”, “lá vem o corajoso.”

Os três principais valentes de Davi foram:

Josebe-Bassebete;

Eliazar ben Dodo; e

Samá;

Josebe-Bassebete, brandiu a sua lança contra 800 inimigos e os feriu de uma vez só. 

Eliazar ben Dodo, desafiou os filisteus, que haviam se juntado para a guerra, enquanto o povo de Israel se retirava. Eliazar manteve-se firme e lutou bravamente contra os filisteus, de tal forma que a espada grudou na mão sua mão, devido ao tamanho da sua determinação para enfrentar a guerra. Depois de vencer sozinho a batalha o seu exército retornou para onde Eleazar estava, mas somente para se apoderar dos despojos de guerra (tudo de valor que havia nas posses dos inimigos).

Samá, foi um homem fiel que se posicionou diante da atitude covarde do seu povo, Samá não voltou atrás, ele teve fidelidade, característica daquele que é fiel e ama a Deus. Samá, clamou a Deus e guerreou, e Deus deu grande vitória a ele.

Seja fiel a todo tempo e Deus lhe dará vitória!

Não permita que as pessoas retirem a sua fé, que coloquem dúvida no seu coração. Seja como a bíblia diz em 2 Timóteo 1:12 “sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar até aquele grande dia”.



COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes