Palavra Ministrada pela Missionária Adriana, dia 27 de maio de 2012
A cova não é o Meu lugar!
Leitura: I Reis 18:1-20:
“E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais. E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho. Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui. Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate? Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado. E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias. E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade. Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água? E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria. E disse Elias: Vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim. Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.”
A bíblia fala que Samaria estava a três anos sem chuva. Não havia plantações, nem colheita, nem água. Havia apenas fome, sede e morte por causa desses três anos de sequidão. Mas a bíblia fala que existia um motivo para este sofrimento. A bíblia diz que o salário do pecado é a morte.
Esta passagem nos fala de um Rei chamado Acabe. Acabe era um homem temente à Deus, mas apaixonou-se por Jezabel, que tinha a baal por seu deus. Ele se apaixonou por essa mulher, casou-se com ela e se colocou em “jugo desigual”. E a pressão de Jezabel, e ação demoníaca foi tamanha que a idolatria de Jezabel dominou Acabe, e este se afastou de Deus. e então a morte, a seca e o desespero veio sobre o reino de acabe. E Jezabel persegue e manda matar todos os profetas de Deus.
A bíblia fala que na casa de Acabe ainda havia um homem, um mordomo, Obadias, que temia a Deus. Obadias havia salvo e escondido 100 profetas, de 50 em 50 em um buraco, e os alimentava.
Acabe manda buscar a Elias, o profeta de Deus, para mata-lo. Mas Elias, o profeta vai de encontro a Acabe. Obadias, por medo tenta impedi-lo , por que tinha medo. Note que Obadias era um homem temente a Deus , mas era covarde, tinha terror e medo de Acabe. Quantos que, como Obadias, se dizem cristãos, mas se escondem na cova, tem medo de enfrentar os “Acabes” e as “Jezebeis” da vida. A bíblia diz que até mesmo Elias estava estremecido, mas Deus dá a ele pão e água, o fortalece e o manda enfrentar os inimigos. Você não pode ficar no buraco, na cova, como aqueles 100 profetas, você tem que se levantar e enfrentar! Quem entra na cova não crê num Deus de milagres . Sabe por que aqueles profetas não iam sair daquela cova nunca? Por que Obadias levava para eles pão e água da mesa de Jezebel, da mesa do inimigo. Eles estavam comento o pão da angústia e da água do choro. Você tem de ser como Elias, comer o pão do céu, e beber da água do Espírito, e se fortalecer. Deus disse pega o pão e agua e se levanta enquanto os 100 profetas estavam na cova. Quais são as covas? Medo? Decepções? Os “nãos” da vida? Quando o inimigo cavar uma cova para você diga: “É você inimigo que vai cair na cova”. A cova não é nosso lugar, não devemos comer da mesa de Jezebel, mas sim nos alimentarmos na Mesa de Deus!
Depois disso Elias enfrentou e venceu com ajuda de Deus. Assim também será conosco. Deus está contigo!
Fique na Bênção, na Graça e na Unção! |