Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Livre do Cárcere

Fonte Quadrangular Central - 03/02/2014 - 15h11min
Livre do Cárcere

Palavra ministrada pela Missionária Adriana no dia 04 de novembro de 2012.

Livre do Cárcere

Leitura em 2 Reis 25:27-30:

“Depois disto sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e sete do mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em que reinou, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão E lhe falou benignamente; e pôs o seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em Babilônia. E lhe mudou as roupas de prisão, e de contínuo comeu pão na sua presença todos os dias da sua vida.”

Joaquim era um jovem de apenas 18 anos de idade, rei em Jerusalém. A bíblia diz que houve uma guerra e o rei da babilônia venceu Joaquim. Muitos perguntam porque um rei que dirigia o povo de Deus, morava na=cidade santa foi derrotado, envergonhado e levado como prisioneiro. Lemos no capítulo 24:09-16

“E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme tudo quanto fizera seu pai. Naquele tempo subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém; e a cidade foi cercada. Também veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra a cidade, quando já os seus servos a estavam sitiando. Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de Babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado. E tirou dali todos os tesouros da casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do SENHOR, como o SENHOR tinha falado. E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra. Assim transportou Joaquim à Babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à Babilônia. E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de Babilônia levou presos para Babilônia.”

Sobreveio sobre este rei todas estas coisas por que ele fez o que era mau aos olhos do Senhor!

Imagine a situação: Jerusalém cheia das promessas de Deus é ameaçada e destruída, sendo todos subjugados. Sabe o que nos leva a algo ruim? Fazer o que é mal aos olhos do Senhor.

Quando desagradamos a Deus, desobedecemos os seus estatutos, damos legalidade ao inimigo para tocar em tudo que é nosso.

Foi tirado de Joaquim a sua coroa, as suas roupas, seu cetro... Joaquim estava acostumado a andar com o melhor, a ser servido, a entrar na câmara real, a ter riquezas, ter todas as suas vontades supridas... Ele Tinha as melhores comidas, a melhor cama, os melhores perfumes... Mas Agora ele estava preso. Sem seu manto cravejado, sem coroa, sem sapatos... e no capítulo 25 diz que ele foi vestido com roupas de prisioneiro feitas de pano de saco, sujas... Ele e mais 7 mil homens foram levados para trabalhar na babilônia, assim também as suas mulheres.

Joaquim foi levado ao cárcere subterrâneo, sem luz, sem ventilação, lugar horrível, húmido e embolorado. Joaquim que era acostumado com o melhor, agora estava na pior. Muitos não entendem que ao desagradar a Deus, damos legalidade para o inimigo roubar tudo que é seu. O que nos chama a atenção é que neste tempo não existiam reis presos, nenhum rei vencedor da guerra mantinha o rei derrotado preso ou vivo. Eles eram mortos. Decapitados.

Antes de ter errado Joaquim era um menino de fé e eu acredito que nesses 37 anos ele teve tempo para repensar e pedir perdão. Filho não espere os dias maus chegarem para se lembrar do Senhor, lute todos os dias para viver na bênção. A bíblia diz que ele chorava na solidão durante 37 anos, esperando a morte, mas o rei da babilônia foi substituído pelo rei evil-merodaque, tocado por Deus, ele pega a lista com o nome de todos que estavam presos no cárcere e viu o nome de um rei chamado Joaquim. Ninguém sabia, durante todos estes anos que ele estava vivo, mas Deus todos os dias o ouvia. Evil-merodaque vai até o cárcere e fala com ele. Este rei nunca havia descido no cárcere, era incomum esta atitude. Deus tocou neste rei para que ele saísse do seu trono de glória e ir até o cárcere. Eu penso que quando Joaquim ouviu que o rei iria até lá, ele chorou pensando que era o seu fim, mas o rei abriu a porta e falou com ele com bondade, não temas, saia da prisão. Joaquim sai de lá sujo, enfraquecido, com as unhas sujas, cabelos longos, barba cumprida... ele já não era mais o mesmo, mas Evil-merodaque, manda trocar suas roupas e a partir daquele dia Joaquim se assentou com os príncipes da terra. Talvez você esteja no cárcere, sofrendo, preso, mas hoje Jesus está descendo no cárcere para te livrar, trocar as suas vestes e te dar o melhor da terra.

Ouça os passos de Jesus ao teu encontro.

Levíticos 26:13:

“Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.”

COMPARTILHAR
Fale Conosco

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 99997-9899
falecom@quadrangularcentral.com

Redes