Cadastre-se e receba informações sobre as atividades da igreja

mensagens

Em: mensagens » Transformando nossa história

Fonte Quadrangular Central - 18/06/2021 - 19h42min
Transformando nossa história
Transformando nossa história

A palavra está no Livro de Gênesis Capítulo 1, versículos 27 ao 43:
27 Então lhe disse Labão: Se agora achei graça aos teus olhos, fica comigo. Tenho visto sinais de que o Senhor me abençoou por causa de ti.
28 E disse mais: Determina-me o teu salário, e eu te darei.
29 Então disse Jacó: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo.
30 Porque o pouco que tinhas antes de mim aumentou em grande número; e o Senhor te abençoou por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?
31 E disse ele: Que te darei? Então disse Jacó: Nada me darás; se me fizeres isso, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho.
32 Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os escuros entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isso será o meu salário.
33 Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e escuro entre os cordeiros, ser-me-á por furto.
34 Então disse Labão: Sim, que seja conforme a tua palavra.
35 E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todo o escuro entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos.
36 E pôs três dias de jornada entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.
37 Então tomou Jacó varas verdes de álamo, e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
38 E pôs essas varas que tinha descascado em frente do rebanho, nos bebedouros e nos cochos de água, aonde o rebanho vinha beber, e concebiam quando vinham beber.
39 E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas pariam listrados, salpicados e malhados.
40 Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o escuro entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas diante dos olhos do rebanho nos bebedouros, para que concebessem diante das varas.
42 Mas quando o rebanho era fraco, não as punha. Assim, as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
43 E prosperou o homem sobremaneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.

A palavra fala sobre Jacó, e como ele teve a sua vida transformada pelo poder da sua fé.
Jacó prometeu a Deus aquilo que ele não tinha, e isso se chama FÉ. Ele fez um voto com Deus, olhando para um futuro que Deus poderia transformar e abençoar. 
Quando Jacó estava sozinho, sem ninguém por ele, sem perspectiva, ele fez um voto com Deus.
Jacó não tinha nada e fez uma aliança com aquele que é o dono de tudo e é o mais poderoso do Universo.
Jacó diz: “Senhor se fores comigo nesta viagem que hoje faço, e me der pão para comer e roupa para vestir, o Senhor será o meus Deus. E se guardares todos os meus caminhos eu levantarei a sua casa, e tudo que o Senhor colocar em minhas mãos eu devolverei o dízimo”.
Surge na vida de Jacó uma batalha, pois ele começa a trabalhar para Labão que embora fosse seu tio, passou muito tempo enganando a Jacó. Um dia porém Jacó olha para sua situação e diz: eu não estou feliz com esse trabalho, eu não estou vendo recompensa.
A bíblia conta que Labão já havia enganado Jacó por sete vezes com relação ao seu salário, e Jacó não estava feliz com essa situação, pois não estava sendo reconhecido. Talvez, alguns de nós já tenhamos passado pelo que Jacó passou, ou estejamos assim neste momento. 
A palavra de Deu diz que do trabalho das nossas mãos comeremos, e seremos felizes no que fazemos, portanto não é plano de Deus  trabalhar triste e amargurado, não é plano de Deus trabalhar sem ter recompensa.
Quando passamos pela mesma situação que Jacó, a primeira coisa que devemos fazer é nos tornar inconformados com a situação, pois a palavra de Deus em Romanos 12:2 diz “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
O descontentamento com a nossa situação não é para a nossa derrota mas sim para nos fazer lutar por algo maior e transformar a nossa história.
Jacó ainda que insatisfeito, vivendo uma injustiça, continua se esforçando, trabalhando e dando o seu melhor no trabalho, assim como diz a palavra de Deus em Josué 1:6 “Esforça-te, e tem bom ânimo”.
Jacó com o seu descontentamento vai falar com Labão. Jacó foi, sincero, honesto, e resolveu tudo com uma conversa, e Labão reconheceu todo o bom trabalho de Jacó.
Não importa qual seja a sua situação, assim como fez Jacó, acredite no agir de Deus, independente da sua situação, do seu trabalho, da opinião negativa das outras pessoas, lembre-se do que diz a palavra em Deuteronômio 28:8 “tudo o que as suas mãos fizerem o Senhor, o seu Deus, os abençoará”.
Não importa qual seja a sua situação, assim como Jacó, esforça-te, peça sabedoria do Espírito Santo,  coloca tudo nas mãos de Deus e independente do seu trabalho faça sempre o seu melhor.
Jacó orou a Deus e pediu a sua direção para conversar com Labão e encontrar a solução para transformar a sua vida, e Jacó pediu a Labão que o seu salário fosse todos os animais que nascessem malhadas, salpicados e listrados e aqueles que nascessem de uma cor só seriam de Labão. Labão concordou, mas naquela noite pegou todos os animais malhadas, salpicados e listrados e enviou para seus filhos em terras distantes, para que não nascessem mais animais assim.
No outro dia Jacó percebeu que todos os animais que poderiam cruzar e gerar outros animais malhadas, salpicados e listrados já não existiam mais ali.  Mas Deus dá a Jacó a solução, Deus pede que ele coloque perto dos cochos dos animais varas descascadas, e todos os animais que comerem quando aquelas varas estivessem perto dos cochos dariam crias malhadas, salpicadas e listradas. E assim com essa estratégia dada por Deus,  a História de Jacó foi mudada.
Deus nos dá estratégias para transformar nossa história.
Por mais que pareça que estamos sendo injustiçados e que a nossa história não poderá mudar assim como Jacó, Deus nos dá estratégias para transformar nossa história, por isso não devemos desanimar, pois Deus trabalha a nosso favor.
Quatro atitudes que devemos ter para ser o Jacó do nosso tempo:
Saiba tratar as decepções:
Jacó tinha muitos motivos para lamentar, mas resolveu lutar para não viver debaixo da decepção e transformar a sua história.

Nenhuma luta é definitiva:
Assim como Jacó devemos nos posicionar para resolver nossa situação, pois com Deus não há luta que perdure para sempre.

Transforme o limão em limonada:
A vida as vezes nos dá limões, porém, transforme isso, não aceite. Não devemos pegar os limões da vida e ficar amargos, devemos transformar qualquer situação (limão) em nossas vidas, não devemos aceitar, pois temos um Deus que nos transforma em vencedor, temos um Deus que transforma toda maldição em benção.

4. Busque em Deus uma estratégia de vitória.
Assim como Jacó, peça sabedoria de Deus para transformar toda situação adversa em oportunidade.
Peça ao senhor estratégia, sabedoria e direção para transformar sua história!

Transforme a sua história!
 
 
 
 
 
 
 

 

COMPARTILHAR

onde estamos

Rua Fagundes Varela, 621 Bairro Ana Rita
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

fale conosco

(42) 3028-6673
falecom@quadrangularcentral.com

Redes